terça-feira, 28 de maio de 2013

VENCENDO O MEDO E OS DESAFIOS DE UM CONCURSO PÚBLICO.

Hoje recebemos um e-mail agradecendo pelo trabalho realizado para um grupo que prestou  concurso público há alguns meses atrás.

Apesar do fato ser constante(felizmente recebemos muitas mensagens de agradecimento) o conteúdo foi  relevante e emocionado.
A correspondência expressava o agradecimento pela vitória (anunciada hoje) do desafio escolhido: passar num concurso público, difícil, e com poucas vagas.

O aluno lembrou o nosso envolvimento com a turma constituída de 10 participantes. Falou sobre o trabalho prestado, sobre a dedicação da nossa equipe e nos agradeceu de modo muito especial;
(ele é jovem, decidido, inteligente,  porém, tenso, preocupado com os resultados que precisava conseguir, naquele momento, para realizar seus sonhos)

Realmente devo confessar que ele me impressionou  desde o início do treinamento, principalmente pela "autoridade" com que expressou a sua opinião diante de um dos nossos professores.
Foi então que pude perceber o quanto era verdadeiro o comprometimento que ele possuía consigo mesmo.
 E é exatamente isso que falta a muitos jovens, homens e mulheres de todas as idades que buscam programas de treinamento ao invés de fazerem, inicialmente, uma reflexão sobre  suas próprias vidas; o autoconhecimento é um fator indispensável para que possamos conhecer nossas fraquezas, medos, incertezas... os nossos monstros, para podermos derrubar os obstáculos que se tornam gigantescos ao lutarmos contra eles.

Como diz nossa amada mestre Irandy, lutar contra o medo é inviável. Todos os sentimentos gerados por ele são causados pela adrenalina que despejamos no nosso organismo no momento de tensão.

As mãos geladas, o corpo que estremece, o suor que escorre, a palidez ou as placas avermelhadas que surgem em determinada região do corpo, o coração que dispara, a voz que desaparece ou fica trêmula, tudo isso é causado pelo MEDO"!  a luta é titânica! não há vencedores nem vencidos!

O que fazer?  a resposta quem dá é também a professora Irandy: transforme o seu medo em aliado (leia-se aqui: precaução).  Estar seguro quanto ao conhecimento sobre o que você vai falar, discursar, narrar ou ministrar, é essencial.

Controle emocional, respiração adequada, acalmam a mente e equilibram as emoções. Saiba que a Inteligência Emocional é hoje uma competência que precisa ser desenvolvida .
Somente dessa forma a tensão, o nervosismo, os sintomas que descrevemos acima, serão amenizados e o desafio oportunamente vencido.

Meu aluno ao ler esse texto compreenderá que o dediquei a ele. Todo o mérito do mundo deve ser reconhecido como pertencente ao jovem que olhou firme nos olhos dos seus examinadores, na banca do concurso, e mentalmente foi capaz de dizer a si mesmo: " sou capaz!".

Parabéns pela etapa vencida que permitirá o cumprimento das suas metas e aspirações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário