sábado, 25 de maio de 2013

AS TURMAS DO MÊS DE JUNHO e "A FILOSOFIA DO TUBARÃO".

 
 
O mês de junho possibilitará a realização dos dois treinamentos com foco em Oratória e Técnicas de Apresentação:  curso regular e curso intensivo.
 
 O curso regular começará no dia 12 de junho e terminará no dia 10 de julho . O intensivo terá seu início em 08 de junho com encerramento previsto para 06 de julho.
 
A procura pelos treinamentos tem sido muito grande e ficamos satisfeitos em podermos "transformar algumas vidas" (lema do Rotary Internacional para o período 2013/2014: "Viver Rotary Intensamente e Transformar Vidas").
 
Na postagem de hoje decidimos transcrever uma história que julgamos ser muito interessante. Ela faz parte do livro : "MENTES BRILHANTES - COMO DESENVOLVER TODO O POTENCIAL DO SEU CÉREBRO".
O autor desse livro é Alberto Dell'isola, conhecido como "o homem -memória brasileiro".
Verificamos que essa história narrada por ele , está inserida no excelente blog  de Marco Fabossi:
http//www.blogdofabossi.com.br
 
 
Vejam a seguir a transcrição da história cujo título é: A FILOSOFIA DO TUBARÃO.
 
"Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os consumidores japoneses, que eram o público-alvo, não gostaram do sabor desses peixes.
 
Para resolver esse problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes  em alto mar . Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por mais tempo.
 
O público-alvo, porém, conseguia notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, não gostou do congelado. Então as empresas de pesca instalaram tanques nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e colocar esses peixes nos tanques como "sardinhas".
 
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, os peixes paravam de se debater e não se moviam mais.
Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexer por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os consumidores  japoneses queriam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.
 
Como os japoneses resolveram esse problema? Como eles conseguiram levar ao Japão peixes com gosto de puro frescor?  Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que recomendaria?
 
Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas,  eles também adicionam um tubarão de pequeno porte em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria deles chega "muito viva" e fresca no desembarque.  Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques."
 
Reflita sobre esse texto e faça a sua análise sobre os desafios que a vida tem lhe oferecido.
 
Como você tem procedido?
 
 
Lucia Vitagliano.
 
 
 
 
 


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