quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Falando sobre "ANSIEDADE"

Ao iniciarmos novos cursos temos sempre a preocupação de avaliar o grau de ansiedade dos participantes.

Alguns são mais ansiosos, outros menos, e o que mais percebemos é que a ansiedade, na maioria das vezes,  dificulta o trabalho e também a vida pessoal dessas pessoas.

Ao fazermos nossa leitura habitual, sempre descobrimos artigos interessantes que se transformam em verdadeiras lições para compartilharmos com nossos alunos.

No artigo "Ansiedade: saiba como ela ajuda ou atrapalha o sucesso profissional" que faz parte do Portal dos Administradores (administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/...) há uma explicação clara e objetiva a respeito desse sentimento que pode acontecer de dois tipos: a ansiedade negativa ("que leva à paralisação, fazendo com que muitas pessoas, mesmo que descontentes, acomodem-se em seus cargos, empregos e funções, deixando de buscar novos desafios).
O atigo cita que "de forma genérica, os profissionais de áreas como comercial, financeiro e engenharia estão entre os mais ansiosos".

A visão positiva da ansiedade é considerada como "uma reação; ela funciona como um alerta em situações que ocorrem no dia a dia. Este estado traz uma sensação de medo em realação ao que estar por vir(...). Entretanto, pessoas maduras emocionalmente conseguem fazer com que a ansiedade trabalhe a seu favor, estimulando-as a irem em frente".

Essa declaração está contida no artigo citado acima (que faz parte do Portal dos Administradores) e pertence à Izabel Almeida que é diretora executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

O artigo demonstra que "quando a ansiedade é saudável, o profissional tende a buscar melhorar sua performance, o que, consequentemente, o faz atingir os seus objetivos mais facilmente".

Aconselhamos aos nossos alunos e leitores a conhecerem o site administradores.com.br

A Revista dos Administradores é também um material de excelente qualidade para buscarmos informações necessárias para o nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário