segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tenha cuidado com a sua postura corporal!

O nosso assunto de hoje retrata resumidamente a importância que todos devemos ter com o nosso corpo no sentido de mantermos uma boa postura corporal.
 
O corpo revela as nossas emoções, transmite sentimentos e fala por nós sem que seja necessário emitir uma palavra sequer. Atualmente existem cursos e treinamentos voltados para identificar os erros cometidos na postura corporal.
 
Vale também lembrar que os computadores são responsáveis em muitos casos pelas deformações que prevalecem nos que passam o dia em frente às  suas telas.
 
Ombros caídos, cabeça baixa, olhar indeciso (a pessoa não fixa o olhar em ninguém), gestos vagos, todos são sintomas de uma linguagem corporal inexpressiva. Geralmente fazem parte de pessoas inseguras, introvertidas, aquelas que evitam um contato direto com os interlocutores, que fogem das apresentações, preferindo redigir textos ao invés de apresenta-los.
 
Antigamente  (antes da invenção do rádio) a comunicação se fazia por meio da escrita, através de livros, cartas e jornais; todos aqueles que não possuíam uma boa oratória ou não eram bem dotados na aparência pessoal recorriam a esse recurso. Foi o exemplo de Abraham Lincoln que conseguiu êxito na carreira política porque escrevia muito bem (e era muito insistente!).
 
A linguagem corporal se acentuou com o advento do cinema que, embora fosse mudo, trazia a possibilidade do ator  se comunicar através de expressões corporais significativas. Charles Chaplin foi um dos maiores exemplos nesse sentido.
 
Por volta dos anos 50 Albert Mehrabian, pesquisador da linguagem corporal, concluiu que " em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom de voz, inflexão e outros sons) e 55% é não-verbal".

Outros pesquisadores também apresentaram suas teses afirmando que" em média, o indivíduo emite de 10 a 11 minutos de palavras por dia em sentenças com duração média de apenas 2,5 segundos, estimando também que somos capazes de fazer e reconhecer cerca de 250 mil expressões faciais. "
Ray Birdwhistel.
Foi ele também que através de inúmeras pesquisas concluiu que" o componente verbal responde por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversação frente a frente; mais de 65% da comunicação é feita de maneira não-verbal".

Os estudos apresentados ao longo dos anos nos revelam, a cada dia mais, que devemos estar atentos às impressões que causamos nos outros.

Se você quiser conhecer mais detalhes a esse respeito procure o Centro de Aperfeiçoamento da Comunicação e faça parte do nosso  grupo que será iniciado no dia 17 de maio próximo.

Esperamos por você!









Nenhum comentário:

Postar um comentário