sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O início de uma nova jornada através do Curso de Oratória

Iniciar uma nova jornada torna-se difícil por não identificarmos quais são os fantasmas que habitam no interior de cada personagem, por desconhecermos os seus medos e inseguranças, por não sabermos quem verdadeiramente são aqueles que se encontram à nossa frente buscando apoio.

Sempre nos damos conta de que as histórias serão semelhantes e que só os personagens se modificarão. Aos poucos  as descobertas são feitas e as pessoas se revelam contrariando suas próprias vontades, os seus próprios desejos.

O medo se dissolve dando lugar à confiança; cada um que optou por melhorar a sua comunicação descobre que não era tão difícil assim. Mas antes que isso aconteça o aluno sofre, imaginando a insuportável sensação de ser avaliado.

Não se pode atribuir somente aos exercícios a melhora no discurso e na própria linguagem corporal. Muito se deve também à filmagem - a tão temida filmagem!
Após assistir aos vídeos, em geral, há um alento, uma esperança, um encantamento que não se dissipa caso os exercícios se mantenham ao longo do tempo.

Findo o treinamento tudo deve permanecer como antes: leitura em voz alta, interpretação do que foi lido, observação do que está à sua volta, atenção para com tudo e para com todos. É assim que construímos o orador, trabalhando a sua auto-estima, fazendo com que ele creia que tudo pode desde que dê importância ao estudo detalhado da palavra que, lembrem todos, tem poder!


Lucia Vitagliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário