quarta-feira, 7 de julho de 2010

A participação do profissional da Psicologia no nosso treinamento de Oratória

Na próxima semana encerraremos mais uma turma do curso de oratória e iniciaremos outra.
É sempre interessante o término e o início dos treinamentos. Trazem sensações diferentes mas vamos nos acostumando pouco a pouco. O início é dúvida. Como será a turma? que gênero de pessoas comporá o grupo? como reagirão?
Ainda neste sábado teremos o início do curso intensivo que, apesar de cansativo é sempre muito interessante Atualmente temos o apoio de uma psicóloga para traçar o perfil das pessoas que participam do nosso curso. Chama-se Rejane Azevedo e é uma criatura especial. Suave mas ao mesmo tempo decidida, jovem , capaz de compreender as dificuldades alheias, ela está se moldando ao curso, opinando, trazendo sugestões, sendo participativa e cooperando para o "nosso" crescimento pessoal e profissional.
Vale acrescentar que saimos na frente ao trazermos esta profissional para fazer o acompanhamento das pessoas que sentem medo, que são angustiadas, ansiosas, cujos fantasmas ocupam e representam papéis importantes nas suas vidas.
O mais curioso é perceber que com o tempo(pouco tempo) o fantasma do medo vai ficando do lado de fora da sala de treinamento . O grupo se apercebe de suas falhas, das suas limitações e gradativamente se supera. As filmagens ajudam muito. Todos dizem o mesmo! e eu concordo.
É gratificante ser agente de transformação. Significa muito poder compartilhar a motivação e descobrir, ao término do treinamento, que as pessoas mudaram para melhor.
As que não conseguem ter determinação, coragem e persistência, param pelo meio do caminho. Fico triste quando alguém desiste. Mas também faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário