sexta-feira, 23 de julho de 2010

Iniciando a caminhada pelo blog

Ao iniciar este blog desejo compartilhar com amigos, alunos, ex alunos, visitantes do blog, uma página encontrada no excepcional livro "História universal da eloquência" do autor Hélio Sodré.
Para que todos tenham idéia desta preciosidade, a primeira edição deste livro foi lançada no ano de 1948 através da Editora José Olympio. O autor nos revela que" não imaginamos que, entre outros, teríamos o prazer de vê-la esgotada em poucos meses. O mesmo aconteceu com a segunda edição, aparecida em 1959, revista e acrescida com dois capítulos inteiramente novos..."
O texto fala sobre A Oratória e diz o seguinte:
" A palavra... tem claridade celeste e profundidade oceânica, é mais leve que o ar, e mais iríada que a mariposa, é tão diáfana como a gaze, e tão sonante como o bronze; cicia como a aura, e retumba como o trovão, murmura como o arroio e ruge como a tormenta, prende como o imã, e fulmina como o raio, corta como a espada, contunde como a clava... O orador planeja como o arquiteto, cinzela como o estatuário, matiza como o pintor, canta como o músico, fantasia como o poeta, pensa como o filósofo, argumenta como o dialético, batalha como o guerreiro, representa como o ator..."
Alves Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário