quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Final de ano: tempo de reflexão.

José Roberto Marques, leia-se Instituto Brasileiro de Coaching, fez hoje um discurso a respeito do final de cada ano, enfatizando ser um tempo de reflexão: o que foi motivo de vitória, as conquistas, os erros (sempre aprendemos com eles) e outros pontos igualmente importantes.

Seu discurso vibrante me motivou,  e de repente iniciei meu processo de reflexão. Como num passe de mágica voltei no tempo analisando os eventos,  os novos conhecimentos, algumas ações em outros locais, enfim, tudo aquilo que veio para mim, acrescentando, me permitindo avaliar as minhas novas conquistas e, principalmente, os erros cometidos.

Sem dúvida alguma o ano de 2016 fez com que me tornasse mais seletiva em vários aspectos,  pois me ensinou a silenciar mais e também a me ensinou a descansar porque eu precisava realmente diminuir o meu ritmo de trabalho sem perder o ânimo.

Hoje, ao me colocar de frente para 2016 vejo que aprendi muito com ele e com todas as pessoas que passaram pela minha vida. Algumas dessas pessoas são iluminadas (acrescentam muito). Outras apenas surgiram para que pudesse refletir e avaliar se eu deveria permanecer ao lado delas.

Hoje, como já disse anteriormente, sei quem está efetivamente do meu lado, quem deseja o nosso crescimento (o meu e o do  Curso de Oratória), quem estende a mão sem que uma palavra seja dita e o que silencia quando percebe que estamos precisando de uma palavra, de um abraço, de um conforto.

Amadurecemos muito e o tempo agora é de prosseguir porque o nosso trabalho não tem somente o foco financeiro (ele faz parte, naturalmente) mas  a nossa preocupação e o nosso foco é principalmente com o outro. Há comprometimento!

Hoje reconheço que a minha mochila está repleta de fatos, experiências positivas e negativas. Agradeço ao Todo Poderoso por tudo o que está guardado na mochila. Talvez tenha aprendido mais com as experiências negativas porque hoje sei perfeitamente com quem posso  efetivamente contar!

Felizmente o Curso de Oratória permanece ao longo do tempo (faremos 22 anos em janeiro próximo) e com ele praticamos  ações que fazem parte da nossa Missão. Estamos cumprindo o que nos propusemos a realizar e sinto-me feliz ao encerrar 2016. A missão não está oficialmente cumprida (não chegou ao fim) mas compartilhamos conhecimento, transformando comportamentos, mentes e corações.
Esse é o segredo da vida: ser feliz e transformar o outro feliz! afinal tudo é muito passageiro!

Reflitam sobre isso!

Desejamos um Natal muito feliz, com paz e crença no futuro (apesar dos fatos que nos rodeiam serem tão tristes, desoladores.)

Que possamos nos reencontrar em 2017 tendo a certeza de que conseguiremos realizar nossas metas,

 Acreditar é estar mais próximo da concretização dos nossos sonhos! .



Prêmio CIEE de Responsabilidade Social.
 Alguns momentos de compartilhamento.







Homenagem à eterna amiga e professora (fonoaudióloga) Irandy      Garcia Rosa.





Obrigada.
Lucia Vitagliano
Diretora Executiva do Curso de Oratória
www.cursodeoratoria.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário