sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O trabalho realizado no Curso de Oratória

Muitos alunos perguntam se ,após terem frequentado o Curso de Oratória, perderão o medo de falar em público.
 
É preciso ser realista, verdadeiro nas afirmações, ético para com as pessoas que buscam nossa prestação de serviço.
 
O fato é que o Curso de Oratória tem como principal objetivo melhorar a comunicação verbal, a expressão corporal, cuidar da saúde vocal e obter as técnicas para que o aluno possa utilizá-las nos momentos em que estiver numa reunião com seus superiores e colegas de trabalho, no lançamento de um produto, nas prestações de contas  quando o colaborador apresenta os resultados obtidos pela empresa, durante uma palestra, e até mesmo no convívio social.
 
Hoje o que se vê é uma enxurrada de palavras no gênero "tipo assim", "assim", "meio que", sem esquecer do gerundismo e da quantidade enorme do "a gente faz, a gente acontece..." e outras coisas mais.
 
O Curso de Oratória, acredito, seja para melhorar o que já é bom. Você busca um Curso de Oratória quando quer APERFEIÇOAR seu discurso, a sua fala, e também quando precisa adquirir mais conhecimento sobre as técnicas que sempre ajudam muito.
 
As pessoas, de um modo geral, pensam que o Curso de Oratória vai trazer a segurança necessária para que ela vença a sua ansiedade e principalmente a timidez. "Doce ilusão".
 
Só conseguimos vencer o medo com muito treinamento. É exatamente o que nos mostra o filme "O DISCURSO DO REI".Sendo um caso verídico, esse filme nos traz a realidade dos fatos que ocorrem com quem tem receio de falar, de se expor, de conseguir o seu objetivo.
 
Digo sempre aos alunos que vêm fazer nosso treinamento que é preciso se conhecer bem, é preciso dimensionar seus medos e angústias, ter a certeza de que pode minimizar "seus monstros interiores", para atingir o degrau da escada que o conduz ao sucesso. E é necessário falar e conhecer muito bem a nossa língua portuguesa.
 
O Curso de Oratória é o início de uma jornada. Trata-se de um pedido de ajuda que precisa ser compreendido e levado ao término para que o aluno aprenda a gostar de si , para que desmistifique seus medos, para que aprenda a rir de si próprio, para que não tenha receio de se expor.
 
Ninguém perde completamente o receio de errar, de ter um mau momento na vida e todos, absolutamente todos, estão sujeitos a isso, até mesmo o orador mais experiente pode se sentir mal e fraquejar, num dia que não seja ... o seu!
 
Depois de tantos anos de luta, de batalhas travadas para conseguir atingir um lugar onde sejamos visíveis por muitos (embora ainda falte bastante para atingirmos o desejado),  reafirmamos que é preciso desafiar o medo que nos inibe, nos fazendo perder tantas oportunidades , é preciso ousar e acreditar que seja possível falar com correção, sem titubeios, sem pausas, sem cacoetes, nem gírias nem vícios criados para nos atrapalhar.
 
Aconselhamos a todos que façam um bom curso de oratória. Sabemos que a questão financeira é importante mas procurem sempre o melhor. Nem sempre a ocasião nos permite fazer um treinamento perfeito porque "o investimento é alto". Mas é preferível esperar pelo momento certo, mais tarde, quando o recurso esteja disponível. E depois de tê-lo completado, é necessário treinar sempre para manter as técnicas em dia.
 
É essa a nossa sugestão de hoje!
 
 
Lucia Vitagliano
Diretora Executiva do Curso de Oratória do
Centro de Aperfeiçoamento da Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário