quarta-feira, 20 de junho de 2012

A Apresentação Final no Curso de Oratória

Na semana do dia 25 de junho o Curso de Oratória encerrará mais uma turma do curso regular realizando as apresentações finais.

Muitas pessoas perguntam do que se trata a apresentação final e por que realizá-la?

Nossa resposta tem sido sempre a mesma: é importante ensinar ao aluno as técnicas para a realização de uma apresentação porque, na maioria dos casos, os alunos buscam dicas, estratégias, o caminho para a realização de uma apresentação de forma objetiva, prática e que atenda aos anseios de quem assiste à apresentação.

Sempre enfatizamos a importância do aluno compreender a "mecânica" da elaboração e também se é necessário ou não manter o programa "power-point" como auxiliar na apresentação. Hoje diz-se muito a respeito desse assunto.
Na revista EXAME, edição 1017 de 30 de maio de 2012, na seção TECNOLOGIA, há uma reportagem intitulada "O POWER POINT, SOFTWARE DE APRESENTAÇÕES DA MICROSOFT, COMPLETA 25 ANOS DE POLÊMICAS".

A revista aponta, entre outras curiosidades,  os seguintes números:

30 milhões de apresentações feitas todos os dias globalmente; 750milhões de computadores pessoais em todo o mundo;
78 milhões de computadores pessoais no mercado brasileiro; 600 000 brasileiros para cursos que incluem aulas de PPT todos os anos.

É muito interessante verificar o conteúdo da reportagem e descobrir argumentos que utilizamos ao fazermos referência sobre esse programa. Costumamos perguntar: será necessário realmente fazer a apresentação com o uso do programa?

Nessa matéria há menção do livro " Líderes de Verdade Não Usam PowerPoint" cujo autor, Chris Witt, especialista em oratória, diz que "o programa virou uma forma de camuflar a falta de preparo dos que estão fazendo uma apresentação."
Diz também " é como se as pessoas pensassem: "não olhem para mim, que estou nervoso, olhem para a tela".

Tornam-se evidentes os exageros mas a verdade é que muitos, apesar das projeções, cometem erros grosseiros como: ler todo o conteúdo de um slide que, muitas vezes, foi preparado sem técnica, sendo muito extenso.

E tudo isso faz parte do nosso treinamento que contará com apresentações na próxima semana,, no dia 27.

Para assistir e fazer parte do nosso grupo, basta enviar um e-mail inscrevendo-se para a turma que começará em julho(tanto durante a semana como aos sábados).

Junte-se a nós nesse trabalho que conscientiza as pessoas sobre a arte de falar bem!

Lucia Vitagliano - diretora executiva do Curso de Oratória- lucia@cursodeoratoria.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário