quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lendo e aprendendo

 Durante essa semana foi necessária a elaboração de um trabalho que falasse a respeito de apresentações em público.
O assunto é amplo, rico em possibilidades, possui extensa literatura e tudo isso acaba se tornando difícil para pesquisar.
Muitos perguntam: por onde devo começar?
Basta refletir durante um tempo  . A concentração é o melhor caminho para que surjam as idéias .

Foi assim que descobrimos um pequeno texto interessante extraído de um bom livro cujo título é: "O segredo para apresentações irresistíveis". O autor se chama Bob Harvey.
Acreditamos que o texto escolhido servirá como uma boa dica (aliás passaremos a publicar algumas aqui no blog).

"DE OLHO NO RELÓGIO"

"Luís XVIII, monarca francês,, cunhou o ditado "Pontualidade é a cortesia dos reis".
Agir como um rei em suas apresentações pode ser complicado. Portanto, como você pode se assegurar de que está respeitando o tempo sem tornar-se obcecado e perder a fluência de sua própria apresentação? Como manter o olho no relógio?

Em geral, observar o relógio é algo que não agrada muito o mundo corporativo. No contexto de apresentações, entretanto, essa é uma virtude muito valiosa. Porém, você consegue ver o relógio? E ele está informando a hora certa?

Nada é mais desagradável do que um palestrante que, frequentemente, olha para o relógio, em seu pulso.. Ao fazer isso, o público acaba também olhando para o relógio. E, como orador, você encontrará poucas coisas mais desconcertantes do que toda uma platéia olhando para o pulso.

Compre um daqueles despertadores de viagem - eles custam muito barato - e coloque-o sobre o púlpito ou sobre a mesa enquanto estiver observando o local onde ocorrerá a palestra. Ninguém vai saber que você está olhando para o relógio e, portanto, eles não farão a mesma coisa. É um truque fácil e barato - mas tenha certeza de que o alarme esteja  DESLIGADO."


A leitura propicia o conhecimento e o conhecimento engrandece o homem.


Lucia Vitagliano
Diretora Executiva do Curso de Oratória

Nenhum comentário:

Postar um comentário